Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JFPI determina pagamento de indenização por descontos indevidos em aposentadoria

    A Justiça Federal no Piauí, em sentença proferida pelo juiz federal titular da 8ª Vara, Daniel Santos Rocha Sobral, condenou o INSS a pagar indenização a título de danos morais ao aposentado J. L. da C., em razão de desconto de valores debitados indevidamente em sua aposentadoria.

    Entenda o caso

    Em agosto de 2005, J. L. da C. relatou que foi surpreendido com o desconto incidente sobre seus proventos de aposentadoria, no percentual de 35% (trinta e cinco por cento) do salário mínimo, referente a benefício de pensão alimentícia, em favor de menor residente no Estado de São Paulo, com quem o autor em nada tinha ligação.

    Ao procurar informações, verificou que o INSS havia cometido um equívoco, posto que a ordem judicial emanada da Vara de Família situada em São Paulo, na verdade era dirigida a outra pessoa, o verdadeiro pai da menor beneficiada, cujo nome era parecido com o seu.

    O aposentado acrescentou ainda que, apesar da constatação do equívoco, os descontos perduraram ainda por cerca de um ano, sendo os valores posteriormente ressarcidos. No entanto, o aposentado entendeu que tem direito à reparação dos danos morais sofridos ao longo deste período, posto que tais descontos indevidos causaram-lhe enormes transtornos, inclusive familiares.

    Decisão

    Em seu texto decisório, o juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral argumentou que (...) está claramente demonstrada a prática de ato ilícito por parte do INSS, posto que os descontos a título de pensão alimentícia foram efetuados em benefício absolutamente distinto do que é percebido pelo pai da alimentada, devendo-se ressaltar que não se trata, sequer de homônimos. (...) Ademais, deve-se registrar a extrema demora do réu em proceder à retificação do equívoco, posto que, ao contrário do que alega o INSS, os descontos perduraram por 12 meses, embora o autor tenha buscado informações desde o início. Por outro lado, o ressarcimento do valor indevidamente descontado somente foi realizado em janeiro/2007.

    No que se refere à relevância do pagamento de indenização, o juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral considerou que (...) O quantum da reparação, portanto, não pode ser ínfimo, para não representar uma ausência de sanção efetiva ao ofensor, nem excessivo, para não constituir um enriquecimento sem causa em favor do ofendido. (...) diante da gravidade da situação a que foi submetido o autor, além da inadmissível demora na retificação do erro, afigura-se razoável a fixação da indenização, a título de danos morais, no valor de R$ 4.500,00, correspondente ao triplo do valor total das parcelas indevidamente descontadas.

    Processo nº 0006065-88.2011.4.01.4000

    Texto: Ana Valéria Carvalho

    Edição: Viviane Bandeira

    • Publicações8819
    • Seguidores3230
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações151
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jfpi-determina-pagamento-de-indenizacao-por-descontos-indevidos-em-aposentadoria/115842134

    Informações relacionadas

    Banco BMG é condenado por descontos indevidos em aposentadoria de idosa

    COAD
    Notíciashá 9 anos

    Aposentado será indenizado após sofrer descontos indevidos em sua aposentadoria

    HASSE Advocacia e Consultoria, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Desconto indevido de empréstimo consignado em benefício previdenciário

    JurisWay
    Notíciashá 12 anos

    Câmara do TJPB condena banco a pagar indenização por desconto indevido em aposentadoria de...

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 8 anos

    DPU atua para impedir descontos indevidos em aposentadoria no Recife

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)