Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Federal fará mutirão de audiências do Juizado Especial Federal

    A Justiça Federal vai realizar, no período de 19 a 31 de maio, um grande mutirão de audiências, no Ginásio Paulo Leite, no Complexo Esportivo do Castelinho.

    Os processos do mutirão são do Juizado Especial Federal e a grande maioria trata do pedido de concessão de benefícios do INSS como aposentadorias, pensões e auxílios, para trabalhadores rurais. Dezessete juízes federais que atuam em seções judiciárias da Primeira Região vão participar do mutirão. Ao todo serão realizadas quase 9 mil audiências, inclusive aos sábados.

    Uma justiça mais simples

    Os Juizados Especiais Federais foram criados em 2001 e atendem causas de competência da Justiça Federal que não ultrapassam 60 salários mínimos ou ainda aquelas de menor potencial ofensivo.

    O que diferencia os juizados da justiça comum é basicamente a informalidade. Os processos têm uma tramitação mais simples, com limitação no número de recursos, o que acaba reduzindo o tempo e dando mais eficiência e popularizando a justiça. Além disso, não é obrigatória a presença de advogado.

    A criação dos Juizados Especiais Federais abriu as portas da Justiça Federal às camadas de menor renda da população e isso acabou abarrotando as varas de juizado. Os mutirões são uma forma de desafogar os juizados e garantir que seus objetivos sejam cumpridos.

    • Publicações8819
    • Seguidores3232
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-fara-mutirao-de-audiencias-do-juizado-especial-federal/118674263

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)