Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mutirão de Conciliação Pré-Processual realizado pela Justiça Federal em parceira com a Caixa Econômica Federal alcançou mais de 50% de acordos.

    A Justiça Federal, por meio da Seção de Conciliação - SECON e a Caixa Econômica Federal, realizou durante o período de 24 a 26 de junho, no horário de 8 às 17 horas, no auditório da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, o Mutirão de Conciliação Pré-Processual (Extrajudicial) para renegociação de dívidas na área comercial de clientes pessoa física e jurídica.

    Participaram do evento de abertura o Juiz Federal Substituto Herley da Luz Brasil, Coordenador dos Juizados Especiais Federais, a Superintendente da Caixa Econômica Federal, Maria Cláudia Sakai e o Coordenador Jurídico da CEF, William Harrison Cunha Bernardo.

    No período do mutirão os servidores Rawlison de Nazare Araujo Azevedo, Nadir de Souza Boni, Maureen da Silva Brandão, Lauridia Cavalcante da Silva e Souza, Alice Souza Rocha e Rafael Henrique Gondim da Silva trabalharam como conciliadores da Justiça Federal. O percentual de acordos chegou à marca de 50,46%. Esse tipo de ação atende ao princípio da economida processual, vez que eliminou o ajuizamento de 217 ações, resultando na redução de custos operacionais e administrativos. O servidor Rawlison acrescentou: Houve um empenho muito grande dos servidores da Caixa Econômica Federal para divulgar o evento e isso foi o segredo do sucesso. Foi um evento pioneiro aqui no Estado do Acre, não tenho notícias da realização desse tipo de evento em outras Justiças. No que diz respeito aos benefícios, em primeiro lugar a Caixa é uma instituição financeira com capital 100% público, logo essa ação serviu para recuperar ativos de natureza pública que eram dados como totalmente perdidos pelo banco, então, com isso, a Caixa conseguiu recuperar parte desses ativos, sem falar que os clientes conseguiram pagar suas dívidas e recuperar crédito na praça, enfim, um trabalho social muito bom. Em segundo lugar, para a Justiça Federal essa ação tem uma enorme importância, posto que aproximadamente 217 demandas deixarão de ser ajuizadas na Seção Judiciária, o que ajudará a desafogar as varas judiciárias, sem falar na economia para o erário público, posto que, segundo o CNJ, a tramitação de um processo no Poder Judiciário custa aproximadamente R$ 4.000,00 (quatro mil reais).

    • Publicações8819
    • Seguidores3229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações560
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mutirao-de-conciliacao-pre-processual-realizado-pela-justica-federal-em-parceira-com-a-caixa-economica-federal-alcancou-mais-de-50-de-acordos/136066819

    Informações relacionadas

    Fabricio Marinho, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Danos Morais Vazamento de Dados Bancários

    Notíciashá 8 anos

    Lançada plataforma “Concilia Brasil” para negociação online de acordos trabalhistas entre advogados, trabalhadores e empresas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)