Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Percepção de outro benefício no âmbito da seguridade social, inferior a um salário mínimo, não impede concessão de benefício assistencial

    Acórdão da Primeira Turma Recursal da Seção Judiciária de Minas Gerais deu parcial provimento ao recurso interposto pelo INSS contra a sentença que havia concedido benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência, no valor de um salário mínimo, sem levar em conta a quota-parte por ela percebida a título de pensão por morte.

    Segundo o Juiz Federal Edison Moreira Grillo Júnior, Relator do Voto Vencedor, proferido na 192ª Sessão Ordinária de Julgamento daquela Turma, realizada no dia 26 de novembro de 2013, a regra do 4º do art. 20 da Lei n. 8.742/93, por ser norma restritiva de direito, deve ser interpretada restritivamente. Assim, o que deve ser observado é o valor total pago, que não pode ultrapassar o montante de um salário mínimo.

    No caso, o grupo familiar da parte autora percebia um salário mínimo a título de pensão por morte, sendo 1/3 (um terço) pago à requerente do benefício de prestação continuada. Dessa forma, a Turma decidiu manter a concessão do benefício assistencial e tão somente reduzir o seu valor para 2/3 (dois terços) do salário mínimo, pois entendeu que assim não haveria pagamento concomitante de benefício assistencial de prestação continuada com pensão por morte.

    Veja a íntegra do acórdão.

    • Publicações8819
    • Seguidores3232
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações145
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/percepcao-de-outro-beneficio-no-ambito-da-seguridade-social-inferior-a-um-salario-minimo-nao-impede-concessao-de-beneficio-assistencial/146773585

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)