Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inspeção da Justiça Federal define: passado da EFMM enterrado na lama

    "Total abandono". Assim simplificou o juiz federal Dimis da Costa Braga, Titular da 1ª Vara da Justiça Federal de Rondônia, durante mais uma inspeção feita em todo o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, abandonado há anos e, agora vive caos após a histórica enchente do Rio Madeira deste ano. É a segunda inspeção feita no complexo e o que se pôde observar é que nada foi feito para mudar o cenário de abandono e tirar a história de Rondônia literalmente da lama deixada pela cheia.

    Durante a inspeção, o juiz federal demonstrou indignação a cada espaço inspecionado, tamanha a falta de iniciativa pública para resgatar a história da internacionalmente conhecida Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Peças existentes desde o início da construção foram soterradas e continuam jogadas nos galpões também destruídos pela cheia.

    O juiz esteve acompanhado por ex-ferroviários que prestaram assessoria narrando a importância de cada peça e quais os locais que elas eram utilizadas, como uma antiga prensa de impressão, que pode ter sido utilizada imprimir os primeiros informativos impressos de Porto Velho.

    A primeira inspeção da Justiça Federal no Complexo da EFMM foi desencadeada em abril deste ano após Ação Civil Pública impetrada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB/RO), determinando ao IPHAN, União, Estado e Município de Porto Velho ações que visam preservar o patrimônio histórico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), visivelmente afetado pela enchente histórica do rio Madeira.

    O advogado e Conselheiro Estadual da OAB, Vinicius Assis, destacou o depoimento do museólogo Antônio Ocampo por ter sido fundamental para a decisão do magistrado em favor da OAB e da sociedade rondoniense.

    Ocampo também esteve presente na inspeção feita na manhã desta segunda-feira e novamente ficou indignado por encontrar a mesma situação, ou seja, total abandono. Isso demonstra a total irresponsabilidade com a nossa história. Não há nada de novidade e temos que conviver com esse descaso com esse patrimônio histórico do Estado, lamentou.

    Após a inspeção, um novo relatório será formulado relatando as condições das peças e determinando decisões que deverão ser efetuadas.

    • Publicações8819
    • Seguidores3230
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inspecao-da-justica-federal-define-passado-da-efmm-enterrado-na-lama/151198644

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)