28 de Junho de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA: AMS 100XXXX-13.2016.4.01.3400
Publicado por Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Detalhes da Jurisprudência
Processo
Órgão Julgador
QUINTA TURMA
Publicação
PJe 05/03/2021 PAG PJe 05/03/2021 PAG
Julgamento
24 de Fevereiro de 2021
Relator
DESEMBARGADORA FEDERAL DANIELE MARANHÃO COSTA
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANÇA. REGISTRO SINDICAL. SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS E DE INFORMÁTICA DO OESTE DE SANTA CATARINA. MINISTÉRIO DO TRABALHO. CUMPRIMENTO DE DECISÃO PROFERIDA PELA JUSTIÇA DO TRABALHO. ATO QUESTIONADO ENVOLVENDO MATÉRIA SUJEITA À JURISDIÇÃO TRABALHISTA. ART. 114, III E IV, DA CF. INCOMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. SENTENÇA EXTINTIVA MANTIDA.
1. O art. 114 da Constituição Federal, dispõe que Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: III -as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores; IV - os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição .
2. Hipótese em que, além de o conflito envolver sindicato dos trabalhadores, trata-se de mandado de segurança cujo ato questionado envolveu matéria sujeita à jurisdição trabalhista.
3. O impetrante obteve decisão favorável em processos que tramitaram na justiça do trabalho quanto ao seu registro sindical, o que afasta a competência da Justiça Federal para processar e julgar a presente demanda, porquanto o cumprimento do julgado deve ser perante aquele juízo, o qual deve dar efetividade e cumprimento às suas decisões, mesmo que os efeitos do julgado atinjam terceiros.
4. Apelação a que se nega provimento.
Acórdão
A Turma, por unanimidade, negou provimento à apelação.