Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juízo da 8ª Vara Federal concede Segurança e impede inclusão em Cadastro Restritivo

    O Juízo da 8ª Vara Federal em Mandado de Segurança Individual , processo 17007-50.2013.4.01.3600, concedeu a segurança e, determinou a exclusão do município impetrante dos cadastros restritivos junto aos órgãos de negativação federal, em 21 de maio de 2014.

    A decisão foi fundamentada além de outros, na Lei nº 10.552/2002, em seu artigo 26 e na Lei nº 12.810/2013.

    O Magistrado entende que embora o município não tenha prestado contas regularmente de convênio firmado com a União e suas entidades, não pode ser impedido de receber recursos financeiros decorrentes de programas federais, pois não se afigura legítimo penalizar, de logo, toda a sua população com o bloqueio de verbas necessárias à execução de ações essenciais por conta de omissão imputada ao ex-gestor do ente municipal, uma vez que contra este, em princípio, é que devem ser adotadas as providências administrativas e as medidas judiciais cabíveis.

    Entende, ainda que foram preenchidos os requisitos estabelecidos pela jurisprudência e pela IN/STN 01/97, art. 5º, para a exclusão da pessoa jurídica de direito público do cadastro de inadimplementos do SIAFI, razão pela qual possui o impetrante direito líquido e certo a ser amparado pelo presente writ.

    Maiores informações podem ser obtidas em Consulta Processual na página www.jfmt.jus.br

    Seção de Comunicação Social

    • Publicações8819
    • Seguidores3229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações145
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizo-da-8a-vara-federal-concede-seguranca-e-impede-inclusao-em-cadastro-restritivo/127541044

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)