Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DECISÃO: Turma confirma condenação de réu que efetuou saque ilícito de correntista da CEF

    Por unanimidade, a Terceira Turma do TRF 1ª Região negou provimento à apelação de um réu condenado pelo Juízo Federal da 11ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais à pena de 02 (dois) anos e 04 (quatro) meses de reclusão, além de multa pela prática de estelionato.

    Consta da denúncia que o recorrente em nome de um correntista da Caixa Econômica Federal (CEF) obteve para si vantagem econômica ilícita ao sacar R$ 7.560,00 da conta poupança mantida pela vítima, utilizando uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possivelmente falsa.

    Inconformado com a decisão, o acusado recorreu ao Tribunal requerendo sua absolvição sustentando inexistência de provas adequadas para embasar a condenação. Alega que os argumentos utilizados pelo juiz para proferir a sentença servem apenas como indícios de autoria, mas não constituem provas concretas para uma condenação penal.

    Ao analisar o caso, a relatora, juíza federal convocada Rosimayre Gonçalves de Carvalho, destacou que o crime ficou devidamente comprovado pelos documentos constantes nos autos, nos quais foi possível verificar que as assinaturas das guias utilizadas para realizar os saques são falsas e que ainda assim, por meio de filmagem, verificou-se que não foi o titular da conta quem efetuou o procedimento bancário.

    Segundo a magistrada, outro fato que comprova a autoria do crime praticado pelo réu foi o depósito realizado, na conta mantida pela mãe do acusado, no mesmo dia e no mesmo valor do saque efetuado na conta da vítima.

    A juíza ressaltou, ainda, que o apelante se recusou a fornecer material gráfico para a realização de exame pericial.

    Diante do exposto, a Turma, nos termos do voto da Relatora, negou provimento à apelação do réu por entender que existem provas no processo que comprovam a materialidade e a autoria delitiva e manteve ao acusado a sentença da SJMG pela prática do crime previsto no art. 171, do Código Penal, ou seja, estelionato.

    Processo nº: 0057804-84.2012.4.01.3800/MG

    Data do julgamento: 16/05/2017
    Data de publicação: 31/05/2017

    LC

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3232
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-turma-confirma-condenacao-de-reu-que-efetuou-saque-ilicito-de-correntista-da-cef/483567929

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)