Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DECISÃO: Crime cuja punibilidade foi extinta pela concessão de indulto natalino afasta registro de maus antecedentes para registro de curso de vigilante

    Mesmo reconhecendo que é legítima a exigência de idoneidade moral para o exercício da profissão de vigilante, a 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) entendeu, na hipótese, não ser razoável negar a apelante o direito ao registro do certificado do seu curso de formação, em razão da prática de crime cuja punibilidade foi extinta pela concessão de indulto natalino, o que afasta o registro de maus antecedentes.

    O pedido da autora foi negado pelo Juízo da 6ª Vara da Seção Judiciária do Amapá, razão pela qual ela recorreu ao Tribunal alegando que faz jus à emissão do documento.

    Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal Souza Prudente, destacou que “em que pese a exigência prevista no inciso VI do art. 16 da Lei n. 7.102/1983, de que o candidato a vigilante não pode ostentar antecedentes criminais, a Constituição Federal veda a pena de caráter perpétuo (CF, art. , inciso XLVII, alínea b), afigurando-se juridicamente possível, no caso, a homologação do Certificado de Formação de Vigilante em nome da autor, desde que cumpridos os demais requisitos legais”.

    Diante do exposto, a Turma deu provimento à apelação da autora, reformando a sentença nos termos do voto do relator.

    Indulto de Natal – Trata-se de um perdão de pena, com sua consequente extinção, tendo em vista o cumprimento de alguns requisitos. É regulado por Decreto do Presidente da República, com base no artigo 84, XII da Constituição Federal, sendo editado anualmente.

    Processo nº: 0000538-37.2014.4.01.3100/AP

    Data de julgamento: 10/10/2018
    Data de publicação: 25/10/2018

    LC

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3231
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações551
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-crime-cuja-punibilidade-foi-extinta-pela-concessao-de-indulto-natalino-afasta-registro-de-maus-antecedentes-para-registro-de-curso-de-vigilante/649608653

    Informações relacionadas

    Afonso Maia, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Reincidência e maus antecedentes são a mesma coisa?

    Nathália Lemes, Advogado
    Artigosano passado

    Indulto 2022: Conheça as hipóteses da cabimento do indulto natalino de 2022.

    Vinicius Bernardini, Advogado
    Artigosano passado

    Indulto Natalino 2022

    Jurisprudênciahá 8 meses

    Tribunal de Justiça de Rondônia TJ-RO - AGRAVO DE EXECUÇÃO PENAL: EP XXXXX-69.2023.8.22.0000

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    Comutação e indulto na execução penal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)