Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DECISÃO: Incabível interposição de agravo interno de acórdão proferido por órgão colegiado

    A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), não conheceu do agravo interno interposto pelo autor ao acórdão proferido pelo Colegiado, que extinguiu, de ofício, o processo, sem resolução do mérito e julgou prejudicada a apelação e a remessa oficial, tida por interposta.

    Em suas razões recursais o agravante requereu a revisão órgão julgador revise e reforme a decisão, concedendo o recurso com efeito modificativo.

    Ao analisar o caso, o relator, juiz federal convocado Marcelo Albernaz, destacou que “é inadmissível a interposição de agravo interno de acórdão proferido por órgão colegiado, nos termos do art. 305 do RITRF - 1ª Região e art. 1.021, § 2º, do CPC/2015, configurando-se erro inescusável que impede a aplicação do princípio da fungibilidade recursal, visto que esse recurso é manejável contra decisão monocrática, de que não se cuida, daí a impossibilidade de seu recebimento como embargos de declaração”.

    A decisão da Turma foi unânime.

    Processo nº: 0013851-62.2018.4.01.9199/MG

    Data de julgamento: 12/06/2019
    Data da publicação: 26/06/2019

    LC

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3230
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações78
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-incabivel-interposicao-de-agravo-interno-de-acordao-proferido-por-orgao-colegiado/730499369

    Informações relacionadas

    Recurso - TJSP - Ação Indenização por Dano Material - Procedimento Comum Cível

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    8. Tese para Fins do Art. 105, III, a, da Constituição Federal, Não é Cabível Recurso Especial Fundado em Alegada Violação de Enunciado de Súmula. (Súmula 518/Stj)

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    25. A Sucumbência Recursal no Novo Cpc: Razão, Limites e Algumas Perplexidades

    A Terceira Turma do STJ entendeu que a decisão do relator que nega justiça gratuita em apelação é recorrível por agravo interno

    Superior Tribunal de Justiça
    Súmulahá 34 anos

    Súmula n. 5 do STJ

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)