Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DECISÃO: Anuidades fixadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará são consideradas ilegais por serem editadas mediante resolução

    Por unanimidade, a Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) deu parcial provimento à apelação interposta por uma empresa de material de construção contra a sentença que rejeitou os embargos à execução em razão de a autora ter realizado inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará (CRA/PA) voluntariamente, estando obrigada ao pagamento de anuidades ao período de 2007 a 2011.

    A apelante alegou que exerce comércio varejista de medicamentos veterinários, não havendo relação jurídica entre ela e o CRA/PA que fundamente a necessidade de registro e pagamento de anuidade.

    No caso, a recorrente não obteve êxito em comprovar o pedido de cancelamento de seu registro perante o respectivo conselho profissional.
    Quanto à hipótese, o TRF1 já firmou entendimento no sentido de que cabe ao profissional formalizar o cancelamento de sua inscrição, perante o conselho profissional, quando deixar de exercer atividades relacionadas ao seu ramo profissional sob pena de cobrança de anuidades, ainda que ele tenha se aposentado.

    O relator, desembargador federal Hercules Fajoses, ressaltou que o princípio da legalidade tributária veda a instituição ou majoração de tributos por ato infralegal, conforme os artigos 149 e 150 da Constituição Federal. “As anuidades do presente caso foram fixadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará por meio de resolução, o que denota a sua evidente ilegalidade”, observou.

    Afirmou o magistrado, ainda, que a Lei nº 12.514/2011 estabeleceu a cobrança das anuidades devidas aos conselhos de fiscalização profissional, mas os princípios da irretroatividade e da anterioridade impedem a sua aplicação a fatos geradores ocorridos até 2011 e, desse modo, entendeu ser indevida a cobrança em questão.

    Com essas considerações, o Colegiado, acompanhando o voto do relator, deu parcial provimento à apelação para declarar a inexigibilidade das anuidades referentes aos exercícios de 2007/2011.

    Processo: 0000492-96.2016.4.01.3902/PA

    Data do julgamento: 27/08/2019
    Data da publicação: 06/09/2019

    JS

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3232
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-anuidades-fixadas-pelo-conselho-regional-de-medicina-veterinaria-do-para-sao-consideradas-ilegais-por-serem-editadas-mediante-resolucao/760121276

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)